Em uma sociedade imediatista e materialista, onde a ausência de grandes ideais causa grandes prejuízos para a juventude, a ideia de santidade pode parecer distante ou antiquada. No entanto, os jovens estão sempre em busca de algo mais profundo, um propósito que faça sentido e traga paz verdadeira, e aqui, a santidade se torna a resposta para essa busca.
Muitas vezes, pensamos na santidade como algo inatingível ou desconectado do cotidiano. No entanto, ser santo é viver em plenitude, buscando o bem em todas as situações. A santidade não é exclusiva para padres, freiras ou santos do passado, mas um chamado universal. Todos são chamados a viver uma vida santa, inclusive os jovens, nas situações e contextos em que se encontram.
Na busca pela felicidade, muitos jovens acabam se frustrando nos prazeres passageiros. A santidade traz alegria e firmeza, porque está enraizada no amor de Deus e no amor ao próximo. Ela nos dá um propósito profundo que nos orienta para o que é eterno. Ser santo é entender que nossa vida tem um significado maior e que podemos transformar o mundo ao nosso redor. E é isso que os jovens precisam descobrir para transformar o mundo.
Ser santo é ir contra a corrente. É não sucumbir à pressão – desde se adequar aos padrões das redes sociais até a tentativa de priorizar a própria imagem e prazer acima de tudo.
São João exorta a todos os jovens dizendo em sua primeira carta: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno. Não ameis o mundo nem as coisas do mundo.” (1 JO 2, 14-15)
Na Jornada Mundial da Juventude em Paris, no ano de 1997, o Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II, exortava a juventude dizendo: “A humanidade tem necessidade de vós nos campos sociais, científicos e técnicos”.
Queridos, jovens! Aceitem o desafio e o chamado para serem santos. A santidade não rouba sua juventude, muito pelo contrário, dá sentido à ela.
A força da sua juventude, conduzida pela graça de Deus, tem poder para transformar o mundo.
Cris Simões – Terapeuta de mães e de adolescentes
