Santuário de Santa Cabeça

O Santuário de Santa Cabeça é o único do mundo dedicado a Nossa Senhora de Santa Cabeça, devoção nascida e cultivada na cidade de Cachoeira Paulista a mais de 190 anos.

Sua história é parecida com a história de Nossa Senhora Aparecida, uma vez que sua cabeça também foi encontrada por pescadores, mas no rio Tietê por volta de 1829. A Santa Cabeça foi trazida para o bairro do Paiol, em Silveiras, por um negociante chamado José Corrêa que a ofereceu à Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.

Depois Joana mudou-se para o bairro de Jataí em Cachoeira Paulista, onde centenas de pessoas da vizinhança vinham para rezar e agradecer os milagres que recebiam da venerada imagem. Foi a filha de Joana, Silvéria de Oliveira, orientada pelo vigário de Jataí, Padre João Graciano de Farias, que angariou fundos para a construção da primeira capela onde pudesse ser venerada a Imagem de Nossa Senhora.

A atual igreja foi inaugurada em 26 de agosto de 1928 pelo Mons. José Machado. Já o Santuário foi criado no dia 26 de setembro de 2010, por decreto do bispo diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos. Seu 3° e atual reitor é o Padre Pedro de Almeida Cunha.

Com certeza o Santuário de Santa Cabeça vale a visita.

Nossa Senhora de Santa Cabeça, rogai por nós!

⛪2/1001